Onde ficar no Parque Natural de Montesinho

Este inverno, ao invés de rumar a destinos tão exóticos quanto distantes, fui para o Parque Natural de Montesinho, que…

Sara Riobom
5 de February de 2022

Este inverno, ao invés de rumar a destinos tão exóticos quanto distantes, fui para o Parque Natural de Montesinho, que já havia mencionado no meu artigo sobre os Parques Naturais no norte de Portugal.
Aquilo que era para ser umas férias de uma semana rapidamente se transformou numa estadia de um mês, tal foi a paixão pela Terra Fria.

Assim, começo uma série de artigos dedicados ao tema com um artigo sobre Onde ficar no Parque Natural de Montesinho: os melhores alojamentos de turismo rural.

Para vos ajudar a decidir Onde ficar no Parque Natural de Montesinho, resolvi fazer um mapa com os diversos alojamentos organizados por cores:

Bragança é a melhor opção de onde ficar no Parque Natural de Montesinho se valoriza a conveniência de ter tudo perto: cafés, restaurantes, supermercados e museus. Tem também a vantagem de ter uma localização bastante central, no meio do parque, e acessível facilmente a partir da A4.

Vinhais é a melhor opção de Onde ficar no Parque Natural de Montesinho para quem pretende explorar o Parque Biológico de Vinhais, com o seu baloiço e miradouros, supermercados e castelo.

Vilarinho é uma boa opção para famílias com crianças, porque está próximo de duas praias fluviais. É também a capital do mel 🙂

Por fim, as belas aldeias da Terra Fria são o lugar perfeito para ficar no Parque Natural de Montesinho se pretende paz e sossego. Foi quase sempre a minha opção, e não me arrependo mesmo nada 🙂

Onde ficar no Parque Natural de Montesinho: Bragança

Bétula Studios

sala estar lareira betula studios
betula studios bungalows parque montesinho

O meu primeiro contacto com o Bétula studios – uma série de bungalows no Parque Natural de Montesinho – foi no Instagram, e só pelas fotos já cativaram a minha atenção. É que os bungalows são, de facto, lindíssimos, com uma decoração minimalista de muito bom gosto, e perfeitamente enquadrados na beleza natural circundante.

No total são quatro bungalows no Parque Natural de Montesinho, dois deles com salamandra na sala e com camas de casal (os mais caros), e outros dois sem salamandra e com camas individuais.

Três deles têm também sofá cama, sendo ideais para famílias com crianças. E todos, sem excepção, têm uma varanda maravilhosa 🙂

Para além da simpatia dos donos dos Bétula studios, sempre disponíveis para dar dicas para aproveitar a região, gostei imenso do cesto de boas vindas, com pão fresco e uma compota caseira di – vi – na. Definitivamente a repetir 🙂

Turismo Rural Ninho do Melro

casa granito onde ficar parque natural montesinho
casa tipica braganca

O melhor de passar uns dias no Montesinho é descobrir as suas aldeias e as suas gentes. E é precisamente isso que o Ninho do Melro, uma unidade de turismo rural localizada na aldeia de Rabal, proporciona: uma sala digna do Senhor dos Anéis onde somos recebidos calorosamente pela Dª Fernanda.

Para além disso, dispõe de 3 quartos com camas de casal, dando assim para alojar 6 pessoas.

Para além da decoração amorosa, outra coisa que gosto muito no Ninho do Melro é a localização: numa aldeia remota, mas a apenas 15 minutos de carro de Bragança. Perfeito.

Pousada de Bragança

sala estar pousada braganca
quarto duplo pousada braganca

Se gosta de jogar pelo seguro recomendo que fique alojad@ na Pousada de Bragança (não confundir com a pousada da juventude!). Tem uma belíssima sala de estar, com lareira e tudo, com vista para o castelo da cidade.

Os quartos, apesar da decoração um bocado démodé, são espaçosos e muito confortáveis, que é o que se quer.

Tem também uma piscina exterior, perfeita para os dias mais quentes, e que é raro encontrar no Parque Natural de Montesinho.

No restaurante da Pousada de Bragança come-se bem, mas é carote.

Onde ficar no Parque Natural de Montesinho: aldeias remotas

Casa de Onor

sala estar casa onor
sala jantar casa onor
alpendre casa rio onor

A primeira vez que ponderei ficar no Parque Natural de Montesinho quaaase reservei um quarto na Casa de Onor, mas acabei por não o fazer porque não tem internet – por isso, se isso para si é um pré requisito, mais vale avançar para o próximo alojamento. Mas perderá a oportunidade de ficar alojado numa das mais bonitas aldeias da região, fica já a saber 😛

Apesar disso, adoro a Casa de Onor – é uma casa decorada com imenso bom gosto, com mobiliário tradicional que combina belissimamente com as paredes de granito. Pode optar por ficar num quarto privado, com WC incorporado, ou então num dormitório com 5 camas.

A Dona Rita (a dona da Casa de Onor), é uma excelente anfitriã: sempre disponível para esclarecer as minhas dúvidas e para cozinhar deliciosas refeições caseiras (incluindo pratos vegetarianos). É para conhecer pessoas assim que vale a pena viajar 🙂

Casal de Palácios

quarto duplo casal palacios braganca
terraco casal palacio onde ficar braganca

Fui descobrir um dos alojamentos mais encantadores para ficar no Parque Natural de Montesinho na pequena aldeia de Palácios, perto de Palaçoulo. O Casal de Palácios é um casarão belissimamente recuperado e muito confortável para uns dias de descanso.

Tem uns quartos maravilhosos: grandes, com imensa luz natural e insonorizados.

Para além disso, o Casal de Palácios tem uma sala de jogos, um bar, várias salas de estar e um pátio de jogos sendo, por isso, excelente para grupos pequenos. 

Mas o topo da cereja é mesmo o pequeno almoço, com pão fresco, fruta, compotas caseiras e azeite. É a melhor forma de começar o dia!

Hotel Rural O Abel

jardim hotel rural abel gimonde
quarto duplo hotel abel gimonde

Eu geralmente não gosto de ficar em hotéis mas abro uma honrosa excepção para o Abel por um motivo: é que este hotel rural tem um dos melhores restaurantes do Parque Natural de Montesinho. A sério. E olhem que eu, com a minha costela transmontana, sou muito difícil de agradar no que toca a posta e enchidos.

Agora imagine o cenário: está no seu quarto e vai de pijama comer uma posta transmontana. Digno de rei, não é?

Para além disso, o Hotel Rural O Abel tem uma espécie de jardim interno (não interior) que é mesmo, mesmo giro. Veja se consegue um quarto no piso térreo, que não se vai arrepender 🙂

Casarão dos Reis

sala estar casarao reis onde ficar parque natural montesinho
cozinha lareira
quarto triplo casarao reis

A minha primeira estadia em Montesinho foi precisamente no Casarão dos Reis, na aldeia de Caravela. Fui belissimamente bem recebida pela Dª Sara, que, além de me providenciar lenha todos os dias da minha estadia, me deu também montes de legumes 🙂

O Casarão dos Reis é uma óptima opção para ficar no Parque Natural de Montesinho, porque tem uma cozinha enorme, uma sala de estar gigantesca e SEIS quartos triplos confortáveis e espaçosos, todos com WC privado, o que o torna o alojamento ideal para grupos de amigos.

Para além disso (e quem me conhece sabe que isto para mim vale ouro…), o Casarão dos Reis tem duas gatas lindíssimas e muito mimosas, que foram a companhia ideal nos dias de inverno 🙂

Casa da Barriada

quarto duplo casa barriada
cozinha rustica casa barriada onde ficar parque natural montesinho

A pequeníssima aldeia de Gondesende, entre Bragança e Vinhais, esconde mais uma opção para ficar no Parque Natural de Montesinho: por trás de uma fachada de pedra esconde-se uma casinha rústica, com dois quartos apenas, ideal para dois casais. 

A cozinha da Casa da Barriada está bem equipada e eu achei a sala muito simpática.

Onde ficar no Parque Natural de Montesinho: Vinhais

Parque Biológico de Vinhais

bungalows parque biologico vinhais onde ficar parque natural montesinho
quarto duplo parque biologico vinhais

Se viajar com crianças, o melhor sítio para ficar no Parque Natural de Montesinho é sem dúvida o Parque Biológico de Vinhais. A apenas 7 minutos de carro da vila com o mesmo nome encontrará um parque enorme, com árvores lindíssimas e animais autóctones, e com uma série de bungalows de madeira construídos à volta de uma piscina biológica, num cenário digno da Disney. É mesmo, mesmo bonito.

Os bungalows são relativamente pequenos mas estão bem equipados, e têm um alpendre onde pode tomar o pequeno almoço enquanto desfruta da vista.

O Parque Biológico de Vinhais tem também um centro hípico onde pode requisitar aulas de equitação, passeios de charrete e a cavalo ou de burro mirandês 🙂

Tem também um centro de BTT mas, se prefere ter os pés na terra, pode sempre dar um passeio a pé que tem vários trilhos super fáceis 🙂

Realço também que o Parque Biológico de Vinhais é das opções mais económicas para ficar no Parque Natural de Montesinho.

Onde ficar no Parque Natural de Montesinho: Vilarinho

Lembro-me perfeitamente de ter ficado encantada a primeira vez que visitei Vilarinho. É que esta pequena aldeia, além de estar a 15 minutos a pé da praia fluvial da Ponte do Rio Baceiro, é também o ponto de partida de várias caminhadas e, imagine-se só, a capital do mel transmontano 🙂

É, por isso, um óptimo sítio para ficar no Parque Natural de Montesinho. Nesta aldeia há dois alojamentos espectaculares:

Casa do Condado

quarto duplo casa condado vilarinho
sala estar casa condado vilarinho onde ficar parque natural montesinho

A Casa do Condado é TÃO GIRA. Por detrás de uma fachada tradicional esconde-se um apartamento moderno, decorado em tons claros, com imenso bom gosto.

Tem três quartos com cama de casal sendo, por isso, perfeita para grupos de amigos ou famílias numerosas.

Se for no inverno não se preocupe, é a desculpa perfeita para acender a lareira da sala 🙂

Casa do Serra

alpendre casa turismo rural vilarinho
area churrasco turismo rural parque natural montesinho
sala estar turismo rural vilarinho

A outra opção para ficar alojado em Vilarinho é a Casa do Serra. Decorada de uma forma mais tradicional, tem uma sala muito acolhedora, uma cozinha grande e um terraço maravilhoso, com tudo o que precisa para fazer uma churrascada com os amigos.

Dispõe de três quartos e de um sofá cama, por isso é uma boa opção para grupos.

Se ficar na Casa do Serra não se esqueça de visitar a loja da Apimonde, que é do mesmo dono. Lá poderá comprar mel mesmo, mesmo espetacular.

Related tours

Half Day private tour in Porto (4h)
Behind-the-scenes access to Porto's well kept secrets.
From 80€ / person
Check Tour
Full Day private tour in Porto (7h)
The most exclusive wine lodge in Porto is waiting for you.
From 119€ / person
Check Tour
Private Jewish Heritage tour of Porto
Discover the hidden treasures of the Jewish history in Porto.
From 75€ / person
Check Tour
Private Wine tour in Douro Valley
Exclusive tour of family-owned wineries and hidden culinary gems.
From 135€ / person
Check Tour
River cruise and wine tour in Douro Valley
Enjoy award-winning wines, authentic Portuguese cuisine and amazing river views.
From 135€ / person
Check Tour

Related articles

8 great Porto squares

Writer João Chagas said “Porto is not really a city, but a family. When something bad happens, everyone feels it…

Sara Riobom
2 de August de 2018
The tallest buildings in Porto

Prior to the 18th century, Porto was a religious city and the taxes were paid to the catholic church. That’s…

Sara Riobom
3 de April de 2018
The disaster of Guindais elevator in Porto

When we take Guindais elevator in Porto, we hardly suspect that it is where two massive disasters took place, one of…

Sara Riobom
24 de May de 2016
Half Day private tour in Porto (4h)
Check Tour
FECHAR